Comissões discutem bloqueadores de ar em hidrômetros e contratação de auxiliares pedagógicos 

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

14 de outubro de 2021

Imagem de capa da Notícia

Comissões discutem instalação de bloqueadores de ar em hidrômetros e recursos para contratação de auxiliares pedagógicos 

Nesta sexta-feira, 08 de outubro, às 9 horas, acontece mais uma reunião conjunta entre a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Franca. 

Na oportunidade, serão apreciadas quatro matérias, dentre elas o Projeto de Lei Ordinária nº 133/2021, de autoria dos vereadores Della Motta (PODE) e Gilson Pelizaro (PT), que dispõe sobre o direito de aquisição e instalação de dispositivo supressor de ar ou bloqueador de ar na tubulação de abastecimento de água a todos os imóveis comerciais e residenciais do município de Franca. 

O texto visa permitir que proprietários de imóveis adquiram eliminadores de ar para instalação nos hidrômetros, de forma a evitar cobranças indevidas, caso os aparelhos de medição registrem a passagem de ar como se fosse água.

Para isso, os consumidores deverão adquirir os produtos de empresas certificadas pelo Imetro e a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto terá o prazo de 15 (quinze) dias, após a solicitação, para instalar o dispositivo. Decorrido este prazo, o proprietário do imóvel poderá proceder a instalação por meio das empresas que comercializam o produto, sem que haja cobrança de taxa ou multa por parte da concessionária. 

“Apesar de não haver um valor devidamente auferido e estatisticamente comprovado, tem-se que os munícipes estão constantemente reclamando acerca de prejuízos notadamente experimentados relacionados ao consumo de água e esgoto, no sentido de que estariam pagando por ar como se água fosse”, explicam os autores do Projeto.

Será debatido ainda o Projeto de Lei Ordinária nº 132/2021, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento fiscal, no valor total de R$ 210.613,20.

O recurso será destinado a contratação de 20 (vinte) auxiliares de apoio pedagógico, através do aditamento do termo de colaboração celebrado com a Associação Interação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, para o atendimento de crianças das fases I e II e ensino fundamental I, das escolas da rede municipal de ensino, no período de outubro a dezembro de 2021.

“É de conhecimento dos senhores vereadores a importância da matéria, razão pelo qual, pedimos urgência na tramitação do presente projeto”, justifica o chefe do Poder Executivo. 

Também de autoria de Alexandre, será deliberado o Projeto de Lei Complementar nº 34/2021, que institui a contribuição de melhoria para fazer face ao custo da obra pública de pavimentação e drenagem das ruas Piauí, José Luiz Damasceno e José Paulo, localizadas no Líbano. 

“Em sede de contribuição de melhoria, a constituição do crédito tributário se mostra viável mediante a edição de lei municipal específica prévia e o atendimento dos arts. 81 e 82 do CTN, Decreto-lei nº 195, de 24 de fevereiro de 1967”, explica o autor. 

Ainda de autoria do Executivo, os vereadores analisarão o Projeto de Lei Ordinária nº 131/2021, que dispõe sobre a desafetação das finalidades de escolas municipais de educação infantil para creches escolas, bem como sobre a integração de unidades administrativas de educação infantil do município à Secretaria Municipal de Educação. 

O texto prevê a regularização das instituições de ensino para aquisição do CIE (Código de Identificação da Escola), bem como cadastro junto à plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED), e ao sistema Educacenso (Censo Escolar). Tais unidades serão extensões de creches já conveniadas ao poder público municipal e, em breve, serão gerenciadas por Organizações da Sociedade Civil - OSCs, pertencentes à rede privada de ensino, conveniadas à Prefeitura. 

Alexandre esclareceu que apesar das mudanças, não haverá modificação na nomenclatura das unidades de ensino: “Não haverá alterações quanto aos homenageados, e, portanto, a memória destas pessoas será preservada, com a manutenção dos mesmos nomes que foram atribuídos anteriormente”, elucidou. 

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.