Comissões apoiam projeto de combate a covid-19 mas pedem votação de artigo em destaque

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

24 de abril de 2020

Imagem de capa da Notícia

As comissões permanentes de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal se reuniram na tarde de hoje, 24, para discutir o Projeto de Lei (PL) nº 22/2020, de autoria do prefeito Gilson de Souza, que autoriza a abertura de créditos adicionais no Orçamento Fiscal no valor de até R$32.724.800,00. A propositura será votada já na próxima terça-feira, 28 (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2020/04/camara-vota-credito-de-r-327-mi-para-combate-ao-covid-19).

A verba será utilizada para a contratação de profissionais de saúde (106 deles foram convocados), instalação de leitos hospitalares para internação, tratamento de pacientes e aquisição de equipamentos e material de consumo, entre outros. Os recursos são provenientes de anulações orçamentárias e de transferências.

Estavam presentes na reunião os vereadores Ilton Ferreira (PL), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação; Pastor Otávio Pinheiro (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; Adérmis Marini (PSDB); e Marco Garcia (Cidadania).  O vereador Kaká (PSDB) estava representado pelo seu assessor parlamentar.

Os parlamentares se concentraram em dois artigos da proposta. Eles discutiram se o artigo 3º do projeto, que transfere recursos das Secretarias de Ação Social e Meio Ambiente para a de Saúde, exigiria ou não a realização de uma audiência pública. “Temos que trabalhar no combate ao coronavírus. Então, entendemos que, neste momento, não há necessidade de uma audiência. Inclusive, o parecer jurídico concordou com a nossa posição”, informou Ilton.

Já o artigo 6º possibilitaria ao Poder Executivo alterar as classificações orçamentárias de eventuais saldos não utilizados através de decreto. “O artigo diz que o prefeito poderá trabalhar com esse dinheiro da maneira que ele achar melhor. Nós entendemos que não é hora de dar um cheque em branco e passar para o prefeito essa responsabilidade. Por causa disso, recomendamos votar o artigo 6º em destaque e provavelmente o rejeitaremos”, explicou o presidente da comissão de Legislação. Ele acrescentou que, se houver sobra da verba de R$ 32,7 milhões, outro projeto deverá ser elaborado e encaminhado à Câmara para apreciação. Apesar do pedido de destaque, o projeto recebeu parecer favorável das comissões.

A reunião das comissões permanentes foi transmitida ao vivo pelo Facebook e pode ser assistida na íntegra através do link: https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/853922818436454/.

 

(Comunicação Institucional Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.