Vereadores na Tribuna – 20/08/2019

Mesa Diretora durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca

Confira abaixo um resumo do discurso de cada um dos vereadores que usaram a Tribuna no Expediente da 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, que ocorreu na manhã de hoje, 20.

 

1) Pastor Otávio afirma que Allan Kardec não vai fechar, mas deverá demitir funcionários

 

O vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB), em seu discurso na Tribuna, informou que 104 pacientes do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec irão iniciar em breve um processo de “desinternação”. Com isso, eles vão ser transferidos para residências inclusivas, onde terão atendimento de saúde e acompanhamento 24 horas por dia.

“O governo federal não quer mais esse modelo de hospital psiquiátrico que existe em Franca. Temos a informação de que o Allan Kardec não irá fechar as portas, mas terá que demitir vários funcionários. Alguns deles serão aproveitados nas residências inclusivas”, afirmou. O parlamentar sugeriu que o governo municipal utilizasse o prédio do Hospital Allan Kardec para servir de sede do Hospital das Clínicas. O assunto está sendo analisado pelo Poder Executivo.

Por fim, Pastor Otávio explicou que esteve em São Paulo recentemente, onde se reuniu com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Durante o encontro, o vereador disse que havia 250 pacientes francanos aguardando extração de pedras nos rins e, destes, 75 também precisam retirar seus cateteres. Pastor Otávio, então, solicitou ao governo estadual mais agilidade na realização dos procedimentos.

 

2) Della Motta critica descaso dos secretários municipais com o orçamento de 2020

 

O vereador Della Motta (Podemos) comentou o caso do memorando da Prefeitura enviado à Câmara, no qual a secretária de Finanças, Tânia Bertholino, informa que diversas secretarias não enviaram suas propostas no prazo estipulado, impedindo a conferência do projeto do orçamento de 2020 (nº 67/2019) e informando que, por causa disso, o texto está sujeito a falhas (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/08/orcamento-de-2020-e-tema-de-audiencia-publica).

 “É um descaso que não tem tamanho. Essa Casa de Leis cumpriu o prazo regulamentar, mas há falhas de algumas secretarias, como as de Segurança e Cidadania; Negócios Jurídicos; Serviços e Meio Ambiente; gabinete do Prefeito; Esporte, Arte, Cultura e Lazer; Administração; Saúde; Assuntos Estratégicos e Planejamento Urbano. Vamos ter um pouco mais de zelo com a coisa pública. É o mínimo que podemos fazer com uma peça tão importante”, declarou.

Della Motta finalizou seu discurso demonstrando solidariedade com as cidades menores da região, como Rifaina, que perderam plantões locais da Polícia Civil devido a um processo de regionalização. Segundo o parlamentar, os gastos agora são maiores porque as viaturas tem que se deslocar até Franca para registrar ocorrências. “O crime está organizado. Tem delegado respondendo por três municípios. É preocupante uma cidade turística como Rifaina ficar sem policiamento.  Daqui a pouco os policiais de Franca terão que atender outros municípios, e ficaremos desguarnecidos. O governador de São Paulo, João Dória, não valoriza o policial militar” queixou-se.

 

3) Adérmis Marini reclama de problemas de gestão no atual governo municipal

 

O vereador Adérmis Marini (PSDB) também teceu críticas sobre o memorando da Prefeitura atestando falhas sobre o Projeto nº 67/2019, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020 (leia mais no link: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/08/orcamento-de-2020-e-tema-de-audiencia-publica).

“Esse caso de falta de compromisso com prazos expõe o problema da gestão do atual governo. O projeto é a coluna vertebral do orçamento da cidade, e a secretária de Finanças precisou chamar a atenção dos secretários. O prefeito Gilson de Souza (DEM) precisa ter liderança”, comentou. O parlamentar também apontou a falta de ações previstas no orçamento no tocante a mobilidade urbana (como, por exemplo, a construção de ciclovias) e que muitas áreas do orçamento apresentaram um aumento de exatos 11%, o que pode indicar alterações sem critério.

Adérmis também protestou sobre a interrupção no serviço de tapa-buraco por diversos dias no município. “Hoje os trabalhos foram retomados, mas quando há planejamento, não se espera faltar. Continuaremos a fazer o nosso trabalho, que é denunciar e cobrar”, afirmou o parlamentar. Em aparte, o vereador Marco Garcia (Cidadania) afirmou que as ações de fiscalização de alguns vereadores têm feito o governo trabalhar.

 

4) Tony Hill informa população sobre o início da reforma do Terminal “Ayrton Senna”

 

O vereador Tony Hill (PSDB), o líder do Prefeito na Câmara, iniciou sua fala na Tribuna comunicando aos munícipes que a reforma do Terminal de Ônibus “Ayrton Senna” começará na próxima sexta-feira, 23. Por causa dos trabalhos, trechos de algumas ruas próximas ao local serão interditadas, como General Telles, Couto Magalhães, Marechal Deodoro, Ouvidor Freire e Saldanha Marinho. “Os motoristas terão que utilizar rotas alternativas, mas as melhorias que foram prometidas no contrato estão sendo cumpridas”, apontou.

O parlamentar acrescentou que a Linha do Trabalhador Leste está funcionando desde a semana passada. Já a Linha do Trabalhador Norte, também em operação, passou por adequações para evitar superlotações ou demoras. Em aparte, o vereador Della Motta (Podemos) parabenizou a administração pela resolução do problema. “Quanto ao tapa-buracos, o importante é que o serviço está sendo cumprido agora. Os vereadores são o olho do povo na rua, temos que cobrar para que as coisas aconteçam”, declarou Tony.

O líder do prefeito aproveitou para informar que o Poder Executivo Municipal irá realizar a pintura de faixas em duas vicinais (uma que liga Franca a Claraval, e outra que conecta Franca a Ibiraci), e convidou a população a participar das festividades do Dia do Mineiro, que acontecem no próximo domingo, 25, no Parque de Exposições “Fernando Costa”, a partir das 11h.

 

O discurso dos vereadores podem ser conferidos pelo Facebook (veja aqui: https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/701250153724520/) ou pelo Youtube (link: https://youtu.be/iYPFZn3t2_I?t=722). 

 

(Comunicação Institucional Câmara)