Câmara realiza seminário de Gestão Documental

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca está oferecendo uma nova oportunidade de instrução. Trata-se do I Seminário de Gestão Documental e Acesso à Informação, que irá acontecer no dia 19 de setembro deste ano, das 14 às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Franca. O evento é gratuito e oferecerá certificado de participação.

As inscrições já estão abertas: basta enviar um email para escoladolegislativo@franca.sp.leg.br, informando nome completo e telefone com DDD. O evento é voltado para servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo das diversas esferas de poder, de acordo com o coordenador legislativo da Casa de Leis, Carlos Eduardo Evangelista.

“Eu e o assessor da Presidência Gabriel de Lima estivemos em São Paulo em missão oficial entre 7 e 9 de agosto, quando articulamos a realização deste evento em conjunto com o Arquivo Público do Estado de São Paulo”, explicou Evangelista.

O seminário será composto de duas palestras. Uma delas será ministrada pelo promotor de Justiça de Franca, Paulo Borges, que irá falar sobre o papel do Ministério Público diante da gestão documental e do acesso à informação. A segunda ficará a cargo do servidor do Arquivo Público, Rodrigo Benettão, referente a como implementar a gestão documental.

“Esse curso é muito importante para as repartições públicas, tendo em vista que o arquivo não é somente um espaço fechado onde se deposita papeis e documentos. Trata-se também de um espaço de gestão de procedimentos e operações, que vai desde a tramitação e uso de documentos até a sua avaliação e arquivamento, tudo aliado à transparência dos documentos públicos”, complementou o coordenador legislativo da Câmara Municipal.

 

Cursos do Senado

Dois outros cursos, oferecidos pelo Senado Federal em parceria com a Escola do Legislativo, continuam com inscrições abertas. A oficina de Articulação e Compilação de Textos acontece em 27 e 28 de agosto, das 9 às 18h. Já o workshop de e-Democracia será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, também das 9h às 18h.

Os dois cursos são gratuitos, mas o primeiro é voltado a servidores do Poder Legislativo, enquanto que o segundo é indicado para servidores de todas as esferas de poder e toda a população. Haverá distribuição de material didático e de certificado de participação pelo Senado.

Quem quiser se inscrever deve acessar o site https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/inscricoes/articulacao-compilacao-edemocracia-em-franca-sp/view e preencher o formulário até as 17h da próxima sexta-feira, 23 (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/07/oficinas-do-senado-estao-com-inscricoes-abertas).

(Comunicação Institucional Câmara)