Vereadores na Tribuna - 18/06/2019

Vereadores acompanham a 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca

Confira abaixo um resumo do discurso de cada um dos vereadores que usou a Tribuna no Expediente da 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, que ocorreu na manhã de hoje, 18.

1) Della Motta denuncia prédios públicos deteriorados e lamenta falta de fiscalização a postos

Em seu discurso na Tribuna, o vereador Della Motta (Podemos) primeiramente criticou a falta de equipe do Procon em Franca para fiscalizar os preços praticados em postos de combustível. “As denúncias que chegam vão para Ribeirão Preto, que depois mandam uma equipe aqui”, informou, acrescentando que protocolou um Requerimento questionando a instituição sobre o problema.

Em seguida, o vereador resumiu os resultados de visitas a prédios e estruturas públicas, que realizou juntamente com o vereador Kaká (PSDB). O Parque dos Trabalhadores está limpo, mas precisa de conservação e da instalação de tabelas de basquete. Já no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Parque Moema, a situação piorou, segundo o parlamentar, já que o mato cresceu e os banheiros estão deteriorados. Em aparte, o vereador Nirley de Souza (PP) informou que os materiais para a reforma do centro já foram adquiridos, faltando apenas o corte do mato para o início dos trabalhos. Della Motta também se queixou da condição da escola “Nadeide Scarabucci”, que está ociosa e, agora, seu telhado está sendo arrancado. “O secretário de Educação Edgar Ajax disse que haveria um projeto para o Nadeide. Peço que ele o apresente a nós, para dar o pontapé inicial nas obras”, cobrou.

2) Adérmis critica subsídio à São José e cobra transparência para licitação da coleta de lixo

O vereador Adérmis Marini (PSDB) iniciou sua fala na Tribuna denunciando que falta material didático em escolas municipais como a “Elenita Mazzota de Oliveira”, enquanto que há livros sem uso na escola “Izanild Paludeto Silva”. Em seguida, o parlamentar criticou o alto índice de acidentes de trânsito de Franca, destacando uma ocorrência na Rua Arthur Franchini, na Vila Rezende, que resultou em uma vítima fatal. O parlamentar protocolou duas Indicações referentes a essa via pública, solicitando a alteração de sentido para mão única e instalação de lombofaixa. “As campanhas de trânsito precisam ser mais efetivas”, reivindicou o parlamentar.

Adérmis também se queixou de campanhas publicitárias da Prefeitura que anunciam a redução da tarifa de ônibus em 20 centavos. “Quem vai pagar? Somos nós, por meio de subsídio. O governo omite essa informação. Ele deveria ser mais transparente”, reclamou. Por fim, o parlamentar também requisitou mais limpidez com relação ao contrato de coleta de lixo, que vence em 30 de setembro deste ano. “O contrato possui um valor exorbitante. Que não ocorra o que aconteceu com a empresa São José, e que esse assunto seja discutido com muita transparência”, disse, acrescentando que protocolará Requerimento solicitando informações sobre o trâmite da licitação.

A fala dos vereadores pode ser assistida no Youtube pelo link: https://youtu.be/UvsEKjAHzSk?t=5107.