Munícipes divergem sobre renovação na Tribuna

Presidente do Observatório Social do Brasil - Franca, Nilton Colmanetti, discursa na Tribuna sobre o contrato da São José, sob o olhar do público no Plenário

A Tribuna Livre da 19ª Sessão da Câmara Municipal de Franca foi palco, na manhã de hoje, 11, de um embate entre cidadãos a favor e contrários à renovação do contrato da Prefeitura com a empresa São José, responsável pelo transporte público da cidade. Interessados no assunto lotaram o Plenário para acompanhar as discussões.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente do Observatório Social do Brasil – Franca, Nilton Colmanetti. “O Observatório defende que transferência e eficiência só se encontra em um processo licitatório bem-sucedido. A decisão é de vocês, vereadores. Espero uma decisão que vá beneficiar a população”, afirmou.

O contraponto veio em seguida, com o cirurgião-dentista Douglas Lemos Damasceno defendendo a permanência da empresa. “A única forma de não trair o povo é renovar o contrato, e a partir daí podemos lutar para melhorar o serviço. Uma nova licitação iria eliminar as gratuidades”, argumentou.

Em um momento posterior, a sessão foi suspensa para que mais duas pessoas apresentassem suas justificativas pró e contra a renovação do contrato. O presidente do Sindicato dos Motoristas de Franca, Geraldo Xavier, se mostrou a favor. “Temos que defender a cidade. Não pode tirar a São José. Tem que deixar a empresa trabalhar e não tirar o sustento do pessoal. Se não houver a renovação e dispensarem motoristas, vamos fazer uma greve e trazer todos os ônibus para a Câmara”, disse, pedindo que os vereadores votassem com juízo.  

Por fim, o radialista Marcelo Bomba criticou a permanência da São José. “Se a empresa é tão boa, qual é o medo de participar de licitação? Não vi ninguém se manifestar quando 300 cobradores foram demitidos”, criticou. Ele chamou o parecer contrário das comissões permanentes de “amarelão” e conclamou os vereadores a se posicionarem sobre o projeto, conforme estipulado no contrato da Prefeitura com a São José.       

Os discursos dos munícipes podem ser assistidos pelo canal da Câmara no Youtube, através do link: https://youtu.be/9ImiRHMo0c8?t=1293.