Escolas do Legislativo formam rede de cooperação

Representantes das Escolas do Legislativo de Franca, Ribeirão Preto e Pradópolis se reúnem na segunda-feira, 27 (Créditos: Thaisa Coroado / Assessoria de Imprensa Câmara de Ribeirão Preto)

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca, juntamente com as instituições de ensino de Ribeirão Preto e Pradopólis, instituiu uma rede apoio regional. O anúncio foi feito por meio do Ato da Presidência nº 21/2019, publicado hoje, 29, no Diário Oficial do município. A celebração da parceria será oficializada oportunamente, através da assinatura de um Protocolo de Intenções entre as escolas das três cidades.

A Rede das Escolas do Legislativo do Interior Paulista consistirá em um trabalho de cooperação mútua, troca de experiências e apoio colaborativo entre os órgãos, que visam à capacitação de servidores, vereadores e toda a população. A iniciativa foi concebida durante uma reunião com membros das Escolas de Franca, Pradópolis e Ribeirão Preto, realizada na Câmara desta última cidade na última segunda-feira, 27. Representando a instituição de Franca, estavam o coordenador legislativo da Câmara, Carlos Evangelista, e o assessor parlamentar, Gabriel de Lima.

Também participaram do encontro o diretor-presidente Edgar Prandini, o coordenador Eli Zacarias e a secretária Andreia Carvalho (todos os três da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto); a encarregada Laíz Gonzales de Oliveira (da Escola do Legislativo de Pradópolis), o coordenador do Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, José Carlos Bignardi e a vereadora de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice (PSDB).

Durante a reunião, ficou definido que uma das primeiras ações em conjunto das Escolas será a participação na palestra “As Perspectivas da Reforma da Previdência”, a ser ministrada pelo especialista em previdência social, Hilário Bocchi Júnior, no dia 17 de junho, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

“Essa rede vai congregar a região de Franca, que contempla 23 cidades, e também a macrorregião de Ribeirão Preto. Uma das suas missões é contribuir para a instituição de novas Escolas do Legislativo. Dessa forma, ela pretende expandir a adesão de diversas cidades da área e ampliar a capacitação dos servidores, parlamentares e comunidade”, explicou Evangelista.

O Ato da Presidência nº 21/2019 pode ser lido na íntegra no link (página 16): https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1276-29052019.pdf.

 

Cronograma

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca, que foi inaugurada no último dia 16 (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/node/25951) já definiu o seu calendário de eventos para este ano. O próximo será o curso de Comunicação Legislativa, ministrado pelo jornalista Sérgio Lerrer, que acontece no dia 10 de junho. As inscrições já estão abertas (saiba como participar aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/05/curso-de-comunicacao-legislativa-esta-com-inscricoes-abertas.

Em 3 de julho, é a vez de uma oficina direcionada aos Conselhos Municipais de Saúde e FUNDEB ser realizada pelo Tribunal de Contas. Por fim, um workshop focado em SAPL 3.1 (Articulação e Compilação de Texto), também do Senado, está programado para ocorrer entre 27 e 30 de agosto.