ALESP conclui curso de Técnica Legislativa

Participantes e palestrantes do curso de Técnica e Processo Legislativo posam para foto no Plenário da Câmara Municipal de Franca

O curso de Técnica e Processo Legislativo, oferecido pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) foi encerrado na manhã de hoje na Câmara Municipal de Franca. Cerca de 40 pessoas prestigiaram a oficina, que foi gratuita e aberta a toda a comunidade de Franca e região. O certificado de participação será enviado via email a todos que participaram.

Além de Franca, havia inscritos das cidades de São Joaquim da Barra (SP), Rifaina (SP) e Cássia (MG). Os participantes elogiaram o alto nível do workshop, como o advogado e ex-vereador da Câmara de Franca, Daniel Bassi. “As duas palestrantes são bem técnicas, tem propriedade do que estão falando. A técnica e a Legística são muito importantes, pois ajudam a simplificar as leis e atingir o objetivo que o legislador quer”, opinou.

O curso teve, ao todo, 17 horas de instrução, sendo ministrado pelas servidoras da Alesp, Suely de Souza e Maricy Valetta, desde a última segunda-feira, 13, na Casa de Leis francana. “O pessoal que veio estava muito interessado e participativo. Foi um dos grupos que a gente melhor percebeu um aproveitamento”, afirmou Valetta. Ela acrescentou que, entre os resultados do curso, pode-se citar uma maior qualificação dos servidores e um aprimoramento na qualidade da legislação.

Vem aí

A oficina da ALESP foi a primeira a ser realizada após a inauguração oficial da Escola do Legislativo, que ocorreu ontem, 16 (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/node/25951). No decorrer deste ano, ainda há mais quatro eventos programados para acontecer.

Uma oficina de Comunicação Integrada, a ser realizada pelo Senado Federal, ocorre entre 3 e 5 de junho, e o curso de Comunicação Legislativa, ministrado pelo jornalista Sérgio Lerrer, está marcado para o dia 10 do mesmo mês. Em 3 de julho, é a vez de um curso direcionado aos Conselhos Municipais de Saúde e FUNDEB ser realizado pelo Tribunal de Contas. Por fim, um workshop focado em SAPL 3.1 (Articulação e Compilação de Texto), também do Senado, está programado para acontecer entre 27 e 30 de agosto.

Assim como todos os anteriores, os cursos serão gratuitos e oferecerão certificado. Vale salientar que o cronograma da Escola do Legislativo não está fechado: é possível que novas parcerias sejam acertadas e outros eventos acrescentados ainda em 2019.

O calendário da Escola do Legislativo para 2019 pode ser conferido por meio do link: https://sgl.franca.sp.leg.br/attachment/?id=76008.