Ilton alerta para perigo no descarte de lâmpadas

Ilton alerta para perigo no descarte de lâmpadas

O vereador Ilton Sérgio Ferreira (DEM) protocolou na Câmara Municipal de Franca o Requerimento 128/2018, endereçado ao prefeito Gilson de Souza, solicitando informações sobre o descarte de lâmpadas fluorescente na cidade.

Ilton disse que foi questionado por moradores de Franca sobre como proceder em tal situação e, por isso, está pedindo esclarecimentos da Prefeitura. “É um produto que tem em todo o município e o descarte acontece todos os dias. Queremos informações do município para poder repassá-las à população", disse o vereador.

O parlamentar afirmou que a questão é séria, uma vez que no interior dessas lâmpadas existe um componente químico muito perigoso à saúde, o mercúrio, um metal pesado e tóxico. 

“Por isso que o descarte se torna muito complicado e delicado. Em uma informação não oficial, me disseram que o correto é devolver na loja onde o produto foi comprado. Mas tem lojas que não recebem as lâmpadas. Por isso, queremos uma orientação oficial e formal da Prefeitura”, afirmou o vereador.

No requerimento, Ilton faz questionamentos sobre o assunto, como: 
- Qual é o procedimento indicado, pela Prefeitura, ao munícipe que necessite descartar lâmpadas fluorescentes?
- Onde o munícipe encontra orientação quanto a esse procedimento?
- Qual é o destino final desse material em nosso município?
- O procedimento, em Franca, está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

O parlamentar afirmou que o requerimento será colocado em apreciação do plenário das próximas sessões ordinárias e que as respostas serão compartilhadas com os munícipes. “É importante que saibamos como agir corretamente, em prol do meio ambiente”, disse.