Adermis alerta para estoque baixo no Hemocentro

Foto do vereador Adérmis

O vereador Adermis Marini (PSDB) alerta para uma situação recorrente nesta época do ano: em razão dos seguidos feriados e das férias escolares e de muitas empresas, os estoques no Núcleo de Hemoterapia de Franca caíram para 70% de sua capacidade.

Com isso, as pessoas que necessitam de receber sangue ficam em expostas ao risco, principalmente, hoje, quem é dos tipos de sangue que mais estão em falta, no caso o A negativo e todos os fatores do tipo positivo. O Hemocentro de Franca é responsável por abastecer 13 hospitais e 23 municípios, assim a participação da população com doações é fundamental.

De acordo com Adermis, para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita brigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Os homens devem ter peso igual ou superior a 50 quilos e as mulheres doadores peso igual ou maior que 51 kg. Adermis tem uma proximidade grande com as causas do hemocentro e de quem dele depende.

Tanto que é o autor da Lei Ana Laura, que visa a captar um maior número de doadores de medula óssea em Franca e que já espelhou leis semelhantes em diversos outros municípios.